• ​​​​​​​​ Foto/Photo 

    Dulce Geraldo

    Licenciada em Ensino da Física e Química obteve o Doutoramento em Ciências na Universidade do Minho em 1997 onde é atualmente Professora Auxiliar do Departamento de Química da Universidade de Minho. Encontra-se a lecionar em diversas licenciaturas na área da Química Analítica e no Mestrado em Técnicas de Caracterização e Análise Química da Universidade do Minho.  A sua investigação incide sobretudo na área da Eletroanálise nomeadamente na caracterização da atividade antioxidante em produtos de origem natural (vinhos, frutos, bebidas, etc.) e formulações farmacêuticas e desenvolvimento de sensores recorrendo a nanomateriais como nanotubos de carbono e grafeno.
    Tem publicado vários artigos em revistas científicas e co-autora de duas patentes nacionais e apresentado comunicações em diversas conferências nacionais e internacionais. Tem ainda orientado bolseiros de investigação e teses de mestrado na área da Validação de Métodos Analíticos e integrou/integra a equipa de projetos de investigação nacionais e europeus.
           
  • Foto/Photo  

    Ana Paula Bettencourt

    Licenciada em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, obteve o Doutoramento em Ciências, especialidade Química na Universidade do Minho em 1997 onde é atualmente Professora Auxiliar do Departamento de Química da Universidade de Minho.

    Leciona unidades curriculares na área da Química Física e da Química Analítica a diversas licenciaturas e ao Mestrado em Técnicas de Caracterização e Análise Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho. 

    Desenvolve atividade de in​vestigação no Centro de Química da UMinho nas áreas da química analítica e da eletroquímica. Trabalha no âmbito da avaliação da bioatividade de novos compostos por métodos eletroquímicos e no desenvolvimento de metodologias de análise usando métodos cromatográficos acoplados à espetrometria de massa, para a determinação de diferentes analitos em amostras ambientais e matrizes biológicas.

    Tem publicado artigos em revistas científicas e apresentado comunicações em conferências nacionais e internacionais, sendo também co-autora de uma patente nacional. Integrou/integra a equipa de projetos de investigação tanto nacionais como europeus. Tem ainda orientado projetos individuais e teses de mestrado realizados tanto em empresas como na universidade, na área das análises químicas e ambientais, da validação de métodos analíticos e do controlo de qualidade.  ​

     
  • Foto/Photo  

    Augusto Fernando Rodrigues e Castro

    Licenciado em Engenharia Química e com Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade. É atualmente Técnico Superior no Laboratório de Análises das Águas do Porto, com funções de apoio na Gestão da Qualidade (em todos os Requisitos de Gestão e Técnicos da NP EN ISO/IEC 17025:2005) e no apoio da parte dos ensaios Físico-Químicos e Validação e Controlo da Qualidade de métodos e incertezas de ensaios Físico-Químicos de Águas de Consumo Humano e Águas Residuais. É também Auditor Coordenador e Técnico da Bolsa IPAC a Laboratórios de Ensaios no âmbito da Norma NP EN ISO/IEC 17025 e membro da CTaL (Comissão Técnica – Laboratórios) do IPAC. É Auditor interno da Qualidade a Laboratórios de Ensaios no âmbito da Norma NP EN ISO/IEC 17025 e formador na área de Acreditação de laboratórios de ensaios (NP EN ISO/IEC 17025), Controlo e Garantia da Qualidade, Validação e Incertezas de métodos de ensaios Químicos e outras áreas relacionadas. É Consultor na área de Acreditação de laboratórios de ensaios nas áreas de Gestão da Qualidade e de implementação, Validação e Controlo da Qualidade de Amostragem e de métodos de ensaios Físico-Químicos de Águas de Consumo Humano e Águas Residuais. ​

     
  • ​  ​
    • Foto/Photo  

      Maria das Dores Arezes Fontes Leão Martins

      Licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Mestre em Técnicas de Caracterização e Análise Química pela Universidade do Minho.
      É consultora internacional em Qualidade da Água estando atualmente a colaborar em projetos de cooperação institucional em países Africanos, e também consultora no âmbito da Acreditação de Laboratórios de Águas de Consumo, Naturais e Residuais - Implementação dos requisitos da Norma ISO/IEC 17025. É auditora de Laboratórios Acreditados de Águas - Verificação de cumprimento dos requisitos da Norma ISO/IEC 17025. É formadora nas áreas de Qualidade da Água, Amostragem de Águas, Auditorias a Laboratórios e Segurança em Laboratórios. Foi coordenadora por mais de 15 anos do Laboratório Águas do Norte – Portugal cuja função principal era a Gestão do Laboratório de Controlo de Qualidade da Água.

       
    • Foto/Photo  

      Manuel Sérgio de Sá Carneiro

      Licenciado em Química – ramo de Controlo da Qualidade de Matérias Plásticas pela Universidade do Minho com Pós-graduação em Engenharia do Ambiente - Ramo: Gestão e Tratamento de Resíduos Industriais pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Mestre em Ensino da Física e da Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É Gestor de Qualidade e Ambiente da Cartonagem S. Tiago e da Clorosol – Comércio e da Indústria de Detergentes – Portugal, com as seguintes atividades: Manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela Norma NP EN ISO 9001:2008 e do Sistema de Gestão Ambiental certificado pela Norma NP EN ISO 14001:2004; Desenvolve atividade profissional em diversas áreas do conhecimento, sendo e destacar: Gestor do processo de Avaliação de Impacte Ambiental e da Prevenção de Acidentes Graves; Implementação e auditoria de sistemas de qualidade (NP EN ISO 9001:2008); Gestão ambiental (NP EN ISO 14001: 2004); Acreditação de Laboratórios (NP EN ISO/IEC 17025); Sistema HACCP (NP EN ISO 22000), Eco-Hotel e APCER 3002. Enquanto Chefe de Laboratório, exerceu atividade no âmbito da Implementação de sistemas de garantia da qualidade em laboratórios de análises físico-químicas, validação de métodos analíticos e na Acreditação de laboratórios (Norma NP EN ISO/IEC 17025). É formador nas áreas da Qualidade, Segurança e Higiene no trabalho, Gestão de Sistemas Integrados, HACCP e Gestão Ambiental.
       
    ​​​​​