​​​As metodologias de ensino em cada módulo baseiam-se na apresentação de Conteúdos utilizando imagens e vídeos acompanhados de textos explicativos sediados na plataforma de ensino ou disponíveis na Internet. Proporcionam-se ainda ligações para artigos científicos de acesso on-line. Em simultâneo com a disponibilização dos Conteúdos, é facultado ao aluno um conjunto de Exercícios/Trabalhos para aplicar e consolidar os conhecimentos adquiridos. Estão previstas Sessões de Esclarecimento de dúvidas com os docentes através do Fórum da aplicação de suporte ao ensino.

Uma vez que o aluno considera que assimilou os conteúdos, são apresentadas Questões de Autoavaliação em que o aluno recebe feedback acerca do seu desempenho. No caso da informação da autoavaliação do desempenho ser inferior a 60 %, o aluno deve rever a matéria e esclarecer as dúvidas com o docente. Posteriormente, e antes de passar ao módulo seguinte, o aluno realiza um Teste de Avaliação.
No final do curso é realizado um Exame Global de todos os módulos.
Avaliação:
- A classificação obtida em cada Teste de Avaliação corresponde a 5 % na nota final do curso (6 módulos = 30 % da nota final). 
- Os Exercícios/Trabalhos realizados pelo aluno de forma autónoma nos 6 módulos contribuem para a nota final com 30%. 
- A classificação do Exame Global tem um peso de 40 % na nota final. 
Classificação Final: 
30 % Testes de Avaliação + 30 % Exercícios/Trabalhos + 40 % Exame Global