​​​A validação de métodos analíticos e o controlo de qualidade são essenciais para o bem-estar social e económico sendo cada vez mais utilizados em laboratórios de diversas áreas. A validação de métodos desempenha um papel central em laboratórios associados a setores como o ambiente, a saúde e a investigação. Nas indústrias química, farmacêutica, alimentar, cosmética, têxtil, de polímeros, entre outras, o controlo de qualidade é imprescindível na verificação das matérias-primas, na avaliação do processo e das características dos produtos finais. Assim, a exigência requerida aos técnicos de laboratórios é cada vez mais elevada e requer uma formação especializada. Para além da utilização de métodos estabelecidos, um especialista deve ser ainda capaz de desenvolver, validar e finalmente implementar novos métodos analíticos.
Este curso, Validação de Métodos Analíticos e Controlo de Qualidade, tem como objetivo desenvolver competências no âmbito das técnicas de análise de dados, do controlo de qualidade e da validação de métodos analíticos.
Pretende proporcionar um conhecimento alargado da estratégia de validação de métodos à luz de documentos oficiais de acreditação e validação de métodos analíticos em laboratórios de análise. Será dada ênfase aos parâmetros de desempenho do método, à utilização de materiais de referência e aos procedimentos de calibração. Serão ainda analisados exemplos de aplicação referentes à implementação de métodos de análise não-normalizados, sendo analisadas e discutidas situações em que se aplicam critérios de controlo de qualidade internos e externos.
Este curso desti​na-se a profissionais com formação ao nível do ensino superior, nomeadamente químicos, farmacêuticos, biólogos e outros técnicos de laboratórios públicos ou privados que pretendem complementar a sua formação sobre a implementação de metodologias de validação de métodos analíticos em ambiente empresarial e de investigação.
​Recomenda-se que os formandos tenham acesso à Norma NP EN ISO/IEC 17025:2005

http://www1.ipq.pt/PT/site/clientes/pages/Norma.aspx?docId=IPQDOC-185-97367