As metodologias de ensino/aprendizagem adotadas nos módulos constituintes são os métodos expositivo e ativo participativo, com dominância deste último. O método expositivo é preponderante durante as sessões de apresentação de teorias, métodos e técnicas associadas aos conteúdos do curso.
A componente experimental é uma parte central do curriculum estando prevista o envolvimento dos alunos na realização de exames optométricos, na apresentação de casos práticos, na elaboração e acompanhamento de programas de terapia visual adequados aos casos por si apresentados. 

As metodologias de ensino em cada módulo baseiam-se na apresentação de Conteúdos baseados em imagens e vídeos acompanhados de texto explicativo sediados na plataforma de ensino ou disponíveis na Internet. Proporcionam-se ainda ligações para bibliografia relevante e de acesso on-line. 
Serão apresentados aos alunos casos práticos que devem discutir e apresentar o respetivo diagnóstico e opções de tratamento.
Ao longo dos módulos, os alunos são ainda desafiados a apresentar casos práticos obtidos por eles nos seus locais de trabalho. Estes casos devem ser recolhidos de acordo com os métodos de exame abordados ao longo deste tema e serem acompanhados do respetivo diagnóstico.

Existem Sessões de Esclarecimento de dúvidas com os docentes através do Fórum da aplicação de suporte ao ensino.
Caso opte por não entregar casos práticos obtidos por ele, poderá em alternativa realizar uma sessão de práticas orientadas em laboratório no final da lecionação de todos os módulos.​​