• Foto/Photo  

      Sandra Franco

       Licenciada em Física Aplicada- Ramo Ótica obteve o Doutoramento em Ciências na Universidade do Minho em 2005 onde é atualmente Professora Auxiliar do Departamento de Física da Universidade de Minho.
       O estágio do final da licenciatura foi realizado no Instituto Boston de Oftalmologia, em Barcelona, sob a orientação do Prof. Carlos Saona.
      É responsável pela UC de Terapia Visual do Mestrado em Optometria Avançada desde o seu início e foi também responsável pela UC de Terapia e Ergonomia Visual da licenciatura em Optometria e Ciências da Visão de 2002 a 2009. É ainda regente da UC de Visão Binocular desta licenciatura.
      Tem publicado vários artigos em revistas científicas e capítulos de livr​os e apresentado comunicações em diversas conferências nacionais e internacionais. É referee de algumas revistas científicas da área com fator de impacto por volta dos 2 e faz parte do Editorial board da revista Optometry Reports. Tem ainda orientado bolseiros de investigação e teses de mestrado e fez/faz parte da equipe de investigação de projetos de investigação nacionais e europeus.​
       
    • Foto/Photo  

      João Linhares

       Obtive a minha licenciatura em Optometria e Ciências da Visão em 2002 na Universidade do Minho, Braga, Portugal.
       ​​Em 2006 obtive um MPhil pela The University of Manchester, Manchester, Reino Unido. De volta à Universidade do Minho, Braga, Portugal, onde continuei a minha investigação, obtive o meu Doutoramento em Outubro de 2011. De Março de 2011 a Julho de 2012 fui Lecturer, e de Agosto de 2012 a Agosto de 2013 fui Sénior Lecturer, no departamento de Vision and Hearing Sciences, na Anglia Ruskin University, Cambridge, Reino Unido. Actualmente sou Professor Auxiliar no Departamento de Física da Universidade do Minho, Braga, Portugal. As minhas Publicações e áreas de investigação poderão ser consultadas em www.linhares.eu 
       
    • Foto/Photo  

      António Baptista

       António Baptista Licenciou-se em Física Aplicada Ramo de Ótica, em 1994, na Universidade do Minho.
       ​​Doutorou-se em Optometria na Faculdade de Ciências da Vida da Universidade de Manchester (Reino Unido), em 2007. Atualmente é docente no Departamento de Física e investigador no Centro de Física da Universidade do Minho, nas áreas da Optometria e Ciências da Visão. Uma das suas áreas de interesse é a otimização de capacidades visuais em indivíduos com necessidades visuais específicas. (CV detalhado em http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3055608752685653) 
       
    ​​
    • Foto/Photo  

      Jessica Gomes

       Licenciou-se em Optometria e Ciências da Visão na Universidade do Minho (UM) em 2013.
       ​​Atualmente encontra-se a terminar o Mestrado em Optometria Avançada na mesma instituição, onde tem dedicado ao estudo da variação das aberrações oculares com a acomodação em tempo real e as suas aplicações clínicas. Parte da sua investigação foi apresentada na Conference on Eye Disorders and Treatment (Baltimore, EUA). 
       
    ​​
    • Foto/Photo  
      Ruben Pastilha
       Licenciou-se em Optometria e Ciências da Visão na Universidade do Minho (UM) em 2015.
       ​​No decorrer do seu curso foi galardoado por esta instituição com o prémio de Excelência e pela empresa Essilor Portugal com um prémio de reconhecimento, na qualidade de melhor aluno do curso.
      ​ Encontra-se a realizar o Mestrado em Optometria Avançada e participa em vários projetos de investigação científica no Colour Science Laboratory (CSL) do Departamento de Física da UM, onde anteriormente concluiu uma Bolsa de Iniciação Científica da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).  
       
    ​​
    • Foto/Photo  
      Ana Maria Fernandes de Pinho Lopes Dias
       Professora Auxiliar do Departamento de Fisica, área de Optometria desde o Doutoramento em Ciências na Universidade do Minho em 2014..
       ​​Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1979. Diplomada em Ortóptica pelo Centro de Preparação de Técnicos Paramédicos do Hospital de S. João, Porto, em 1975, tendo efetuado estágio no serviço de Oftalmologia do mesmo, coordenado pelo Professor Doutor Castro Correia.
      Diplomada em Optometria pela Escola Portuguesa de Ótica Ocular, em 1991, sob a direção do Professor Doutor Carvalho Rodrigues.
      Exerceu Medicina Geral e Familiar, de forma tutelada, desde Janeiro de 1980 a Dezembro de 1983, e de forma autónoma como especialista em Medicina Geral e Familiar, na ARS do Porto, até Setembro de 1991. Ingressa em Outubro de 1991 como Assistente convidada para as disciplinas de especialização médicas e optométricas na Licenciatura em Fisica Aplicada, Ramo Ótica, especialização em Optometria, tendo posteriormente exercido atividade semelhante na Licenciatura em Optometria e Ciências da Visão. Membro da Comissão de Curso de ambas as licenciaturas, foi responsável por toda a atividade relacionada com Estágio Clinico nesta licenciatura.
      Propõe-se para Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em 2007, sendo Aprovada.​
       ​
    ​​​
     
​​