​​​​A Supervisão Pedagógica constitui, atualmente, uma função especializada de entre as várias funções docentes. Embora a supervisão possa assumir outras designações (por exemplo, coordenação pedagógica, assessoria pedagógica ou orientação educativa) e possa ser desenvolvida por diversos atores em diferentes contextos (por exemplo, nos estágios pedagógicos da formação inicial, na coordenação de projetos educativos, na avaliação do desempenho docente ou na autorregulação das práticas pedagógicas), pressupõe-se que ela deve constituir sempre uma atividade educativa, de apoio e estímulo a processos de desenvolvimento profissional e de inovação pedagógica. Assim, a formação em Supervisão Pedagógica assume um papel central na melhoria da qualidade da educação e da formação, promovendo a aquisição de conhecimentos, capacidades, valores e atitudes facilitadores da regulação autónoma e colaborativa de processos pedagógicos e de desenvolvimento profissional, relevantes para a compreensão e a transformação das situações educativas.

As atuais ofertas de formação em Supervisão Pedagógica não abrangem todas as necessidades existentes nesta área, urgindo criar cursos de curta duração que propiciem um referencial teórico atual bem como ferramentas de ação adequadas a diversos contextos. É neste contexto que se propõe o presente curso, que proporciona aos formandos o domínio de um referencial conceptual e ético para a supervisão pedagógica, mobilizado na análise e desenho de estratégias e instrumentos supervisivos que sejam relevantes no contexto de trabalho dos formandos.

Para frequentar este curso deverá:

- Ser maior de 18 anos;
- Reunir as condições técnicas necessárias para a frequência online do curso, nomeadamente um computador com acesso à internet;
- Satisfazer os pré-requisitos do curso