​​
  • Foto/Photo  ​​

    Laurinda Leite

    Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho e investigadora do CIEd, é Licenciada em ensino de Física e Química pela Universidade do Minho, Mestre em Educação em Ciências pela Universidade de Londres e Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Educação em Ciências pela Universidade do Minho
     Tem uma vasta experiência de formação de professores, ao nível da graduação e da pós-graduação, bem como de coordenação científico-pedagógica de cursos de pós graduação, incluindo cursos a distância no domínio da supervisão e do desenvolvimento profissional de professores. Publicou algumas dezenas de artigos em revistas científicas de circulação internacional e coordenou projetos de investigação, com financiamento competitivo, e que envolveram professores. Orientou cerca de meia centena de dissertações e teses na área da educação em ciências e da formação de professores. 
     
  • Foto/Photo  

    Flávia Vieira

    Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho e Minho e investigadora do CIEd, é doutorada em Educação. Desenvolve projetos e publica nas áreas da formação de professores, supervisão pedagógica, educação em línguas e pedagogia no ensino superior
     Coordena o estágio dos Mestrados em Ensino da Universidade do Minho. O seu trabalho tem sido desenvolvido em estreita ligação com os professores, coordenando, desde 1997, o Grupo de Trabalho-Pedagogia para Autonomia (GT-PA), que reúne professores e investigadores/ formadores de várias áreas disciplinares no estudo e desenvolvimento da autonomia em contexto escolar. Coordena o Núcleo de Estudos e Inovação da Pedagogia no Instituto de Educação, dedicado às questões pedagógicas no ensino superior. É coeditora da série Foreign Language Teaching in Europe da Peter Lang (Frankfurt Am Main). 
     
  • Foto/Photo  

    Luís Dourado

    Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho, é diretor do curso de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário​.
     É Licenciado e Mestre em ensino de Biologia e Geologia, pela Universidade do Minho. Concluiu o doutoramento na área da Educação em Ciências pela Universidade do Minho, em 2003. Depois de ter exercido docência no Ensino Básico e Secundário, até1995, tem desempenhado funções docentes no ensino universitário, lecionando, no âmbito da formação inicial e contínua de professores, de que é exemplo a Unidade Curricular de Avaliação em Supervisão na Educação em Ciências. Investigador do CIEd, tem desenvolvido trabalho de investigação no âmbito da Educação em Ciências e da Educação Ambiental e para a Sustentabilidade, que conduziu à publicação de artigos em revistas especializadas e capítulos de livro. Tem orientado teses de doutoramento e dissertações de mestrado nas temáticas referidas.
     
  • Foto/Photo  

    Maria Alfredo Moreira

    Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho e investigadora do CIEd, é Licenciada em Ensino de Português-Inglês pela mesma universidade, mestre em Supervisão pela Universidade de Aveiro e doutorada em Ciências da Educação (na área do ensino das línguas estrangeiras) pela Universidade do Minho.
     Tem desenvolvido atividade de ensino, supervisão, formação e investigação no âmbito da formação de professores e de supervisores, em contextos de formação inicial, contínua e especializada. É autora e coautora de dezenas de publicações, designadamente artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, nas áreas de supervisão pedagógica e da formação e didática das línguas. É (co)autora e (co)organizadora de livros como “No caleidoscópio da supervisão: Imagens da formação e da pedagogia”, “Supervisão pedagógica e educação em línguas”, “Narrativas dialogadas na investigação, formação e supervisão” e “Supervisão e avaliação do desempenho: Para uma abordagem de orientação transformadora”.
     
  • Foto/Photo  

    Maria de Lourdes Dionísio

    Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho, é Licenciada em Ensino de Português-Inglês pela mesma universidade, e possui Doutoramento em Ciências de Educação, com especialização em Ensino do Português.
      Desenvolve investigação no domínio das literacias em contextos de educação e formação e nesta área tem coordenado vários projetos nacionais e sido a responsável na Universidade do Minho de vários projetos internacionais de desenvolvimento profissional. Publicou 20 artigos em revistas especializadas e 26 trabalhos em atas de eventos internacionais, possui 13 capítulos de livros e 9 livros publicados. É Diretora do CIEd, membro da Comissão Diretiva do Doutoramento em Ciências da Educação, coordenadora do Curso de Mestrado em Ciências de Educação, Área de Especialização em Avaliação e Diretora do Mestrado de Ensino de Português e Espanhol. ​
     
  • Foto/Photo  

    Maria Cristina Parente

    Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho, é Licenciada em Psicologia e Doutorada em Estudos da Criança (na área da educação de infância), pela Universidade do Minho.
      Tem desenvolvido atividade docente ao nível da formação inicial, contínua, especializada e pós-graduada, na área das Metodologias e Supervisão em Educação de Infância. Integrada no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho e em equipas de projetos de investigação, tem desenvolvido estudos nas áreas da formação e desenvolvimento profissional de educadores e professores, pedagogia da infância e supervisão pedagógica, avaliação na educação de infância e liderança docente. Tem publicado vários artigos, em revistas científicas, e capítulos de livros e tem apresentado comunicações em diversas conferências nacionais e internacionais. Tem orientado teses de doutoramento e dissertações de mestrado nas referidas áreas.
     
  • Foto/Photo  

    Floriano Viseu

    Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho e investigador do CIEd, é Licenciado em Ensino de Matemática e Mestre em Educação, Área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática, pela mesma Universidade, é doutor em Educação, na Especialidade Didática da Matemática, pela Universidade de Lisboa.
      A sua investigação incide sobretudo na área da Didática da Matemática e da Formação de Professores de Matemática. Tem 41 comunicações em conferências nacionais e internacionais, e 19 artigos em revistas nacionais e internacionais. Tem lecionado ao nível da graduação e da pós-graduação, nas áreas da didática da matemática e da supervisão pedagógica e avaliação, e supervisionado a prática pedagógica de futuros professores. Tem orientado teses de doutoramento e dissertações de mestrado na área da didática e da formação de professores de Matemática.
     
  • Foto/Photo  

    Glória Solé

    Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho, é Doutorada em Estudos da Criança, na área de Estudo do Meio Social, pela mesma Universidade.
      Tem-se dedicado à investigação em Educação Histórica, ao nível da cognição histórica com crianças e da Educação Patrimonial. Publicou vários artigos, capítulos de livros e comunicações relacionadas com a sua área de investigação. Pertence ao Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho e é membro de redes de investigação internacionais. Tem lecionado, ao nível da graduação e da pós-graduação, nas áreas da didática do Estudo do Meio Social e supervisionado prática pedagógica de futuros professores, especialmente do ensino básico. Tem orientado investigação na sua área de especialização e é consultora de vários projetos no âmbito da Educação Histórica.
     
​​