​O curso integra uma componente teórica, de exploração de um referencial relativo aos conteúdos definidos, e uma componente teórico-prática que envolve a mobilização desse referencial na análise de casos, situações problemáticas e instrumentos didáticos e supervisivos, assim como na construção de instrumentos supervisivos.

As 45 horas de contacto estruturam-se em duas fases: uma primeira fase de 30h comum a todos os formandos, na qual são trabalhados conteúdos transversais, e uma segunda fase de 15h em que os formandos trabalharão em grupos organizados em função da sua área de formação e de trabalho, sendo acompanhados por docentes de didática específica e realizando a aplicação de conhecimentos aos contextos profissionais em que trabalham.

Dado que o curso funciona a distância (e-learning), são disponibilizados materiais de apoio às componentes teórica e teórico-prática (textos de apoio, narrativas de experiências profissionais, videogramas, PowerPoint, atividades de aprendizagem). O desenvolvimento do cursointegra a participação regular em fóruns, principalmente destinados a uma reflexão orientada a partir de situações práticas, problemas e questões lançados pelos formadores, e sessões de chat, principalmente destinadas à discussão das atividades e ao esclarecimento de dúvidas.​
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