• ​ Foto/Photo  ​

    José M. González Méijome

    Graduou-se com prémio extraordinário na Diplomatura de Óptica e Optometria na Universidade de Santiago de Compostela em 1997. Completou o Doutoramento em Ciências na Universidade do Minho em 2007. 
    Publicou 3 livros como autor principal participou na edição de outros 7 livros onde publicou 15 capítulo. Publicou mais de 120 artigos em revistas ISI web of science tendo recebido mais de 1300 citações por parte de outros autores. É fundador e coordenador do laboratório CEORLab onde realiza frequentemente adaptações de lentes de contacto em condições especiais (presbiopia, ortoqueratologia, patologia corneal, etc) utilizando todo tipo de lentes de contacto. É Editor Chefe da revista Journal of Optometry e membro do conselho editorial da revista Biomedical Research Internacional. Grande parte da sua atividade clínica e investigadora tem sido desenvolvida no âmbito da córnea irregular, adaptação de lentes de contacto pós-cirurgia, ortoqueratologia e controlo da progressão da miopia.
     
  • ​ Foto/Photo  ​

    António Queirós Pereira

    Professor Auxiliar do Departamento de Física da Universidade do Minho e diretor do curso de Optometria e Ciências da Visão. Concluiu doutoramento em Ciências pela Universidade do Minho em 2011. 
    Docente do ensino superior universitário desde 2001, tendo anteriormente exercido optometria privada (1993-2001). Publicou 42 artigos em revistas especializadas, possui 2 capítulos de livros publicados e 163 apresentações orais e em poster em 19 eventos no estrangeiro e 24 em Portugal. Recebeu 8 prémios por apresentação de trabalhos em congressos. Keywords: Orthokeratology, Peripheral refraction, refractive errors, Myopia.
     
  • ​ Foto/Photo  ​

    Paulo Fernandes

    Licenciou-se em Física Aplicada-ramo Optometria na Universidade do Minho em 1999. Concluiu a Pós-Graduação em Física Médica na Universidade do Porto em 2006. Monitor e Assistente convidado no Departamento de Física-Universidade do Minho (2003-2012). Concluiu o Doutoramento em Ciências na Universidade do Minho em 2012. Atualmente Pós-Doc FCT no Centro de Física – Universidade do Minho. 
    Publicou mais de 25 artigos em revistas ISI web of science tendo recebido mais de 300 citações (ISI WoS H-index=12) e um capítulo de livro internacional. Mais de 60 comunicações em conferências internacionais de Optometria, Oftalmologia e Óptica . Revisor convidado em diferentes revistas científicas indexadas no ISI Web of Science tais como Optometry and Vision Science, Journal of Optometry, BioMed Research International. As áreas atuais de interesse incluem: eletrorretinografia e desenvolvimento de miopia, refração periférica, qualidade visual de lentes multifocais e treino funcional da visão de atletas.
     
​ ​
  • ​ Foto/Photo  ​

    José Salgado-Borges

    José Salgado-Borges é atualmente o Coordenador dos Serviços de Oftalmologia dos Hospitais Privado da Boa Nova e de Dia da Maia.​ Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto, efectuou um “Fellowship” de 2 anos na Universidade de Illinois, em Chicago. Doutorou-se na Faculdade de Medicina do Porto (Oftalmologia), em 1990. Desde 1976 até 1998 exerceu funções docentes na Faculdade de Medicina do Porto, acumulando entre 1990 e 1998 com funções de Assistente Hospitalar de Oftalmologia, no H. S. João. Entre 1998 e 2013 foi o Director do Serviço de Oftalmologia do H. S. Sebastião (CHEDV), Santa Maria da Feira e é, desde 1995, o Director da Clinica Oftalmológica Professor Doutor J. Salgado-Borges. É ainda Professor Convidado da Universidade Fernando Pessoa, esde 2005. Dedica-se de modo especial à cirurgia do segmento anterior (cirurgia da catarata e córnea/refractiva). Nos últimos 20 anos realizou mais de 2000 procedimentos refractivos, cerca de 800 transplantes de córnea e aproximadamente 9000 cirurgias de catarata e glaucoma. Recebeu 26 Prémios Nacionais e Internacionais e apresentou sob a forma de comunicação oral, poster ou vídeo, até ao momento 715 trabalhos em Reuniões Científicas Nacionais e Internacionais. Participou como conferencista ou moderador em 66 Cursos, Simpósios ou Mesas Redondas, 18 dos quais de âmbito Internacional. Publicou até à data 138 trabalhos (34 como 1º Autor), dos quais 32 foram publicados em Revistas Internacionais Indexadas.
    ​​  
  • ​ Foto/Photo  ​

    José Guilherme Monteiro

    José Guilherme Monteiro O percurso académico foi realizado na cidade natal. Fez o curso de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, na altura a única que existia na cidade do Porto. Após a licenciatura, torna-se assistente de farmacologia na Universidade de Luanda. Regressou depois a Portugal, continuou ligado à área da farmacologia e fez o internato de oftalmologia no Hospital de Santo António, Porto. Instalou o Serviço de Oftalmologia do novo hospital de Matosinhos e, assim que ficou construído, foi diretor do Serviço de Oftalmologia do Hospital Pedro Hispano (Matosinhos). Atualmente, já reformado da Função Pública, exerce oftalmologia no seu consultório, no centro da cidade Invicta, e no grupo Trofa Saúde (Hospital Privado da Boa Nova e Hospital de Dia da Maia). Para além disso, dedica-se à investigação, escrita e fotografia. Em 2014, por exemplo, escreveu o livro "A História do Glaucoma".
     ​