​​Para cada tipo de estoma serão proporcionados conteúdos baseados em imagens e vídeos acompanhados de texto explicativo sediados na plataforma de ensino ou disponíveis na Internet. Em simultâneo com a disponibilização dos conteúdos, são proporcionadas ligações para artigos científicos de acesso online e um conjunto de exercícios que o estudante deve resolver para aplicar e consolidar os conhecimentos adquiridos. Existem sessões de esclarecimento de dúvidas com os docentes através do Fórum da aplicação de suporte ao ensino.

Uma vez que o estudante considera que assimilou os conteúdos, são apresentadas Questões de Autoavaliação com feedback imediato acerca da sua classificação antes de passar ao módulo seguinte. No caso de a classificação ser inferior a 60%, o estudante deve rever a matéria, consultar as dúvidas com o docente e repetir a autoavaliação, passando automaticamente ao módulo seguinte.

No final desta autoavaliação o estudante realiza um trabalho de cariz prático associado à resolução de um caso clínico. Caso opte por não realizar esta atividade, poderá em alternativa realizar uma sessão de prática orientada em laboratório no final da lecionação de todos os módulos. 
No final do curso é realizado um Exame Global de todos os módulos.

Avaliação

  • A avaliação obtida na sessão de Autoavaliação contribui 5% na nota final do curso (5 módulos = 25% da nota final).
  • O trabalho realizado pelo estudante de forma autónoma em cada um dos 5 módulos ou a atividade prática desenvolvida em alternativa contribui para a nota final com 25%.

Exame final

  • O Exame Global conta 50% na nota final. 
Classificação Final: 25% Autoavaliação + 25% Trabalho/Prática+ 50% Exame Global = 100%

Atribuição de certificado

A avaliação dará ao aluno o acesso a dois tipos de certificados, o certificado de aprovação e ou o certificado de creditação. O certificado de creditação é atribuído caso o aluno tenha sido considerado aprovado no curso, e cumprido a avaliação final presencial, sendo discriminada a nota final numa escala de 0 a 20 (certificado de aprovação, respetiva nota, e menção dos créditos ECTS atribuídos). Deverá ser requerida a respetiva Certificação Académica junto dos Serviços Académicos da UMinho seguindo para isso os procedimentos previstos (www.saum.uminho.pt) e pagos os respetivos emolumentos. O certificado de participação é atribuído no caso de o aluno ter participado e ter realizado pelo menos 2/3 das atividades propostas e cumprido a avaliação final online.​​​