​​​Módulo 1 - Biomateriais
Objetivos de aprendizagem da unidade curricular/módulo:
- Definir conceitos em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa
- Conhecer as ferramentas fundamentais para o design de estratégias de Engenharia de Tecidos para uma aplicação/tecido específico
- História e evolução dos materiais na área biomédica;
- Definir as principais classes de biomateriais;
- Identificar os principais requisitos funcionais para o desenvolvimento de um biomaterial (scaffold-estrutura tridimensional);
- Aprendizagem do conceito de biomimetismo e transposição para a produção de scaffolds.

 Conteúdos programáticos:
- Introdução aos pilares fundamentais da Engenharia de Tecidos; scaffold, células, fatores de crescimento, biorreatores, e agentes bioativos.
- Princípios de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa.
- História e evolução dos materiais implantáveis.
- Classes de biomateriais: metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos;
- Requisitos de uma estrutura tridimensional: porosidade, tamanho de poro, propriedades mecânicas, biodegradabilidade e biocompatibilidade.
- Biomimetismo mediante nano/microestruturação, química de superfície e indexação de agentes bioativos.

Módulo 2 - Processamento e caraterização de estruturas tridimensionais (scaffolds e hidrogéis)

Objetivos de aprendizagem da unidade curricular/módulo:

- Identificar os principais métodos de produção de scaffolds.
- Identificar técnicas de caracterização físico-química e mecânica de scaffolds.

​Conteúdos programáticos:

- Principais métodos de produção de scaffolds (i) com base na fusão; (ii) com base em solventes; (iii) por manufactura aditiva; (iv) por micro-nanofabricação.
- Conhecer as técnicas de caracterização de scaffolds (i) microscopia (ótica e eletrónica), (ii) aquisição e reconstrução 3D digital (tomografia computorizada), (iii) mecânica (uniaxial e dinâmica), (iv) análise térmica (termogravimetria e calorimetria), (v) microestrutural por difração de raios-X  e (v) análise química por espetroscopia de fotoelectrões de raios-X.​


​Módulo 3 - Células Estaminais
Objetivos de aprendizagem da unidade curricular/módulo:

- Conhecer os parâmetros que definem as células estaminais, incluindo o seu potencial de autorrenovação e proliferação, e relacionar a sua importância no desenvolvimento de estratégias de engenharia de tecidos e medicina regenerativa.
- Conhecer os diferentes tipos de células estaminais segundo a sua capacidade de multipotência, e avaliar o potencial da sua plasticidade para aplicações no campo da biomedicina.
- Conhecer e compreender as diferenças de células estaminais provenientes de diferentes origens como, por exemplo, células estaminais embrionárias, do líquido amniótico ou do cordão umbilical e células estaminais adultas como, por exemplo, do tecido adiposo ou da medula óssea.
- Conhecer as principais técnicas de identificação e caracterização das células estaminais.
 Compreender as metodologias associadas a cultura celulares, nomeadamente a necessidade de manutenção de condições de assepsia, a diferença entre culturas primárias e linhas celulares, meios de cultura simples ou otimizados para diferenciação das células em diferentes linhagens e metodologias de expansão e criopreservação celular.
- Compreender o conceito de co-culturas, feed layers.
- Compreender culturas celulares em monocamada ou com um suporte tridimensional assim como compreender culturas estáticas e em sistemas dinâmicos
- Discutir questões éticas e regulatórias sobre a utilização de células estaminais, especialmente as embrionárias, embriões excedentários e clonagem terapêutica.
 - Discutir a criação de bancos de células estaminais públicos e privados.
 - Interpretar e discutir a participação das células estaminais na clínica e seu potencial valor terapêutico em futuras estratégias de medicina regenerativa.
 
Conteúdos programáticos
- Parâmetros relevantes na definição de células estaminais,
- Caraterização do fenótipo de células estaminais.
- Técnicas de cultura e criopreservação celulares.
- Considerações de bioética aplicadas a células estaminais humanas.
 
Módulo 4 - Caraterização in vitro e biorreatores
Objetivos de aprendizagem da unidade curricular/módulo:
- Compreender a necessidade em realizar as culturas celulares sob condições físicas adequadas, que de algum modo mimetizem os estímulos mecânicos dinâmicos presentes no corpo humano
- Conhecer os diversos tipos de biorreatores e os princípios de engenharia subjacentes
- Compreender o valor destes sistemas de cultura para o desenvolvimento de tecidos funcionais e para o progresso da Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa
 
Conteúdos programáticos:
- Mecanotransdução e comportamento celular
- Culturas celulares e estimulos mecânicos
- Biorreatores de perfusão, compressão, tensão uni- e bi-direcional, entre outros
- Biorreatores avançados: orgãos e tecidos descelularizados
- Tecidos funcionais: métodos para análise in vitro
 
Módulo 5 - Modelos Animais
Objetivos de aprendizagem da unidade curricular/módulo:
- Conhecer os parâmetros que definem a ciência dos animais de laboratório e a utilização destes modelos vivos como validação pré-clínica.
- Conhecer e selecionar os diferentes tipos de modelos animais com base em similaridades com processos ou estruturas anatómicas humanas apresentando exemplos de modelos para osso, cartilagem e tendão.
- Compreender os princípios dos 3Rs e a necessidade de reduzir e substituir estes modelos sempre que possível.
- Compreender e identificar os cuidados associados à alimentação, bem-estar, comportamento e stress destes animais bem como sinais de desconforto dos animais durante a experiência científica.
- Conhecer os processos de analgesia, anestesia e eutanásia.
- Compreender os aspetos éticos e a legislação associada à experimentação animal.
Conteúdos programáticos:
- Parâmetros para identificar e selecionar o modelo animal de acordo com os objetivos experimentais propostos.
 - Interpretação ético-legal da experimentação animal, incluindo 3Rs e bem-estar animal.
 - Implementação prática dos conceitos através do desenho de uma experiência com modelos animais.