• Foto/Photo  

    Maria Goretti Silva Ramos Mendes​

    Professora Coordenadora da Escola de Enfermagem da Universidade do Minho e diretora do Curso de Formação Especializada em Enfermagem de Cuidados Paliativos​.
    Doutorada em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa e mestre em Educação obteve, em 2012, o Título de Especialista para a área de Enfermagem. Os seus interesses científicos e de investigação podem ser identificados, entre outras, com a área das Ciências da Saúde/Enfermagem, nomeadamente, saúde da criança, do jovem e da família; Cuidar da criança/família em contexto de hospitalização e Cuidados Paliativos. Ao longo da sua atividade tem desenvolvido investigação neste âmbito sendo autora de vários trabalhos científicos publicados e apresentados em reuniões e congressos científicos, nacionais e internacionais. Integra o grupo de investigadores do estudo, doentes com necessidades paliativas em serviços de internamento hospitalares (parceria com o Instituto de Ciências da Saúde, Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, UCP).​
     
​​
  • Foto/Photo  

    Clara Maria Faria ​Simães Mendes​​​

    Doutorada em Psicologia, na Especialidade de Psicologia da Saúde (Universidade do Minho, 2012). Desde 2010, Professora Adjunta na Universidade do Minho, na Escola Superior de Enfermagem, onde leciona desde 2004.​​​​.
    Tem assumido responsabilidades letivas nos Cursos de Licenciatura, de Pós-Licenciatura e de Formação Especializada em Enfermagem de Cuidados Paliativos, tendo colaborado com outras Unidades Orgânicas (e.g., Mestrado Integrado em Psicologia). Tem assumido coorientação de teses de Mestrado e, integrado júris de provas de Mestrado e Doutoramento. Tem participado em projetos de I&D e centrado a sua investigação no estudo dos Processos Psicofisiológicos do Stress, no Impacto do Stress e Stress Ocupacional na Saúde, Estudo do Stress Familiar, Conflito Trabalho-Família, Saúde Sexual, Ajustamento à Doença Crónica e Adesão Terapêutica, em diversos grupos de risco. Contando com publicações em revistas com arbitragem científica. Constituem também áreas de atividade científica e de investigação, a promoção de Competências de Relacionamento Interpessoais Positivas em Crianças e Jovens, e o Desenvolvimento de Competências de Comunicação Clínica em Estudantes e Profissionais de Saúde, nomeadamente no contexto dos cuidados em fim de vida.
     
​​​​
  • Foto/Photo  

    João Carlos Gama Macedo

    Licenciado em Enfermagem de Saúde Comunitária (Univ. Católica Portuguesa-1997), Pós-Graduado em Bioética (Univ. Católica Portuguesa-1998 e 2002), Mestre em Educação – especialização em Educação para a Saúde (Universidade do Minho-2004). Título de Especialista em Enfermagem (UMinho, ESE Coimbra,IPSetúbal-2014).​
    Tem funções de enfermeiro no Hospital de S. Marcos – Braga (1993-1999)
    Docente de enfermagem na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho desde 1999.
    Atualmente é professor adjunto e lecciona Ética e Deontologia, Bioética versus Fim da Vida e Enfermagem de Saúde Comunitária no curso de licenciatura em enfermagem e na Pós-graduação em Enfermagem de Cuidados Paliativos e Bioética no Mestrado em Enfermagem e na Opção UMinho. As inúmeras palestras e comunicações que tem proferido versam a área da Bioética, cuidados paliativos e controvérsias éticas nos cuidados no fim de vida.
    Autor do livro: Educar para a Morte: uma abordagem a partir de Elisabeth Kübler-Ross. Coimbra: Almedina, 2011.​
     
​​​​
  • Foto/Photo  

    Paula Cristina Soares Encarnação

    ​Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, desde 2008. Obteve o Título de Especialista em Enfermagem pela Universidade do Minho em 2014​.​
    Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Católica Portuguesa; Mestre em Educação – Educação de Adultos, pela Universidade do Minho e Doutoranda em Ciências de Enfermagem no Instituto de Abel Salazar da Universidade do Porto. Tem formação acrescida em distintas áreas nomeadamente: doente crítico; hemodiálise; música; piano; shiatsu; massagem; cromoterapia e terapias espirituais. Detém por mais de uma década experiência clínica em unidades de cuidados intensivos, principalmente: pneumologia, polivalente e cardiologia; bem como em consultório no âmbito do tratamento e alívio da dor crónica, através da aplicação de terapias não farmacológicas. Leciona na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho unidades curriculares dos cursos de licenciatura, pós-graduação e mestrado em enfermagem do doente crítico, feridas e cuidados paliativos, e respetiva supervisão clínica dos estudantes nesses contextos. Participa em diferentes projetos de investigação, com publicações científicas, comunicações em congressos, seminários e workshops, designadamente nas linhas de espiritualidade e saúde; terapias complementares, cuidados paliativos e cuidados de enfermagem. Envolvida em projetos de extensão universitária, junto das diferentes populações, através de ações de divulgação científica, valorização económica e social do conheciment​o.
     
​​​​​