As metodologias de ensino baseiam-se na apresentação de “atividades desafio”, constituídas por case studies (e.g., casos clínicos; visualização de vídeos; análise de situações problema, entre outros) para análise e reflexão crítica pelos alunos. Numa tentativa de sistematização e de consolidação dos conhecimentos, serão apresentados alguns slides de texto explicativo. Em simultâneo são sugeridas ligações para artigos científicos de acesso online. Existem sessões de clarificação de dúvidas com os docentes, através das aplicações de suporte ao ensino, forum e chat.
No fim da sistematização de conteúdos em cada módulo (dois momentos), o aluno realiza uma autoavaliação (resposta a um quiz com 5 questões de escolha múltipla, o qual vai ajudar a monitorizar o seu próprio nível de aprendizagem). No final desta autoavaliação o aluno tem acesso às respostas corretas e sugestões de leitura adicional em relação às respostas que errou.
No final de cada módulo o aluno é sujeito a uma avaliação (resposta a um quiz com 10 questões de escolha múltipla), que contará com 10% da classificação final do curso. ​​​