​​​ ​

As metodologias de ensino em cada módulo baseiam-se na apresentação de Conteúdos baseados em imagens e vídeos acompanhados de texto explicativo sediados na plataforma de ensino ou disponíveis na Internet. Proporcionam-se ainda ligações para artigos científicos de acesso on-line. Em simultâneo com a disponibilização dos conteúdos, é proporcionado ao aluno um conjunto de Exercícios que deve resolver para aplicar e consolidar os conhecimentos adquiridos. Existem Sessões de Esclarecimento de dúvidas com os docentes através do Fórum da aplicação de suporte ao ensino.

Uma vez que o aluno considera que assimilou os conteúdos, são apresentadas Questões de Autoavaliação em que o aluno recebe feedback imediato acerca da sua performance antes de passar ao módulo seguinte. No caso de a performance ser inferior a 60%, o aluno deve rever a matéria, consultar as dúvidas com o docente e repetir a autoavaliação, passando automaticamente ao módulo seguinte.

No final do curso é realizado um Exame Global presencial na Universidade do Minho ou no País de residência.
           

Avaliação

O aluno é sujeito a uma avaliação do seu percurso de aprendizagem, de acordo com os critérios definidos para cada curso, para atribuição do certificado de aprovação e creditação. A aprovação pressupõe aprovação em 2/3 das atividades propostas e no exame final.

- A interação no fórum e os testes de autoavaliação em cada módulo conta 1% na nota final do curso (5 módulos = 5% da nota final).
- A avaliação obtida no teste de cada módulo conta 5% na nota final do curso (5 módulos = 25% da nota final).
- O Caso Clínico realizado pelo aluno em cada módulo conta 5% na nota final do curso (5 módulos = 25% da nota final).
- O Exame Global conta 45% na nota final.
A classificação final resultante das componentes anteriores (25% Testes de Avaliação + 5% participação no Fórum/Autoavaliação + 25% Casos Clínicos + 45% Exame Global) é expressa numa escala de 0 a 20 valores.

Exame final: a definir

Atribuição de certificado
A avaliação dará ao aluno o acesso a dois tipos de certificados, o certificado de aprovação e ou o certificado de creditação. O certificado de creditação é atribuído caso o aluno tenha sido considerado aprovado no curso, e cumprido a avaliação final presencial, sendo discriminada a nota final numa escala de 0 a 20 (certificado de aprovação, respetiva nota, e menção dos créditos ECTS atribuídos). Deverá ser requerida a respetiva Certificação Académica junto dos Serviços Académicos da UMinho seguindo para isso os procedimentos previstos (www.saum.uminho.pt) e pagos os respetivos emolumentos.​ O certificado de participação é atribuído no caso de o aluno ter participado e ter realizado pelo menos 2/3 das atividades propostas e cumprido a avaliação final online. ​           ​​