• Foto/Photo  

    José M. González Méijome

    Graduou-se com prémio extraordinário na Diplomatura de Óptica e Optometria na Universidade de Santiago de Compostela em 1997.
    Completou o Doutoramento em Ciências na Universidade do Minho em 2007. Publicou 3 livros como autor principal participou na edição de outros 7 livros onde publicou 15 capítulo. Publicou mais de 120 artigos em revistas ISI web of science tendo recebido mais de 1300 citações por parte de outros autores. É fundador e coordenador do laboratório CEORLab onde realiza frequentemente adaptações de lentes de contacto em condições especiais (presbiopia, ortoqueratologia, patologia corneal, etc) utilizando todo tipo de lentes de contacto. É Editor Chefe da revista Journal of Optometry e membro do conselho editorial da revista Biomedical Research Internacional. Grande parte da sua atividade clínica e investigadora tem sido desenvolvida no âmbito da córnea irregular, adaptação de lentes de contacto pós-cirurgia, ortoqueratologia e controlo da progressão da miopia. 
     
  • Foto/Photo  
    António Queirós Pereira
    Professor Auxiliar do Departamento de Física da Universidade do Minho e diretor do curso de Optometria e Ciências da Visão.
    Concluiu doutoramento em Ciências pela Universidade do Minho em 2011. Docente do ensino superior universitário desde 2001, tendo anteriormente exercido optometria privada (1993-2001). Publicou 42 artigos em revistas especializadas, possui 2 capítulos de livros publicados e 163 apresentações orais e em poster em 19 eventos no estrangeiro e 24 em Portugal. Recebeu 8 prémios por apresentação de trabalhos em congressos. Keywords: Orthokeratology, Peripheral refraction, refractive errors, Myopia.
     
  • Foto/Photo  
    Alberto Diaz-Rey
    Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Unviersidade de Santiago de Compostela e Especialista de Oftalmologia.
    É Doutor em Ciências pela Universidade do Minho onde é professor Auxiliar na Escola de Ciências. É autor de dezenas de publicações científicas, comunicações em congressos e capítulos de livros. Ao longo da sua carreira que incluiu 15 anos de prática em hospitais, centros de saúde e clínicas privadas, dedicou-se ao tratamento de córneas patológicas e compensação de defeitos visuais provocados por irregularidades corneais. 
     
​ ​
  • Foto/Photo  
    Madalena Lira
    Madalena Lira, Licenciada em Física Aplicada- Ramo Ótica, obteve o seu Doutoramento em Ciências na Universidade do Minho em 2007.
    É atualmente Professora Auxiliar do Departamento de Física e membro do Centro de Física da Universidade de Minho. A sua investigação incide sobretudo na área de Lentes de Contacto (LC), nomeadamente na avaliação clínica dos efeitos das lentes sobre a superfície ocular, estudo de propriedades das LC e sua degradação com a utilização e ainda na investigação da película lacrimal. Tem 62 comunicações em conferências internacionais, 6 em conferências nacionais, 6 proceedings ISI, 27 artigos em revistas internacionais e 1 capítulo de livro. Tem participado em diversas ações de divulgação da área Optometria e Ciências da Visão e organização de conferências. É atualmente membro da Direção de Curso de Optometria e Ciências da Visão, do Programa de Doutoramento em Optometria e Ciências da Visão, Membro da Comissão Diretiva do Departamento de Física e Coordenadora Erasmus da área de Optometria.  
     
​ ​
  • Foto/Photo  
    Sandra Franco
    Licenciada em Física Aplicada- Ramo Ótica obteve o Doutoramento em Ciências na Universidade do Minho em 2005 onde é atualmente Professora Auxiliar do Departamento de Física da Universidade de Minho.
    Encontra-se a lecionar no curso de Optometria e Ciências da Visão e no Mestrado em Optometria Avançada da Universidade do Minho. A sua investigação incide sobretudo na área da Instrumentação Oftálmica e Ótica da Visão, nomeadamente na imagiologia e avaliação do segmento anterior do globo ocular. Tem publicado vários artigos em revistas científicas e capítulos de livros e apresentado comunicações em diversas conferências nacionais e internacionais. É referee de algumas revistas científicas da área com factor de impacto por volta dos 2 e faz parte do Editorial board da revista Optometry Reports. Tem ainda orientado bolseiros de investigação e teses de mestrado e fez/faz parte da equipe de investigação de projectos de investigação nacionais e europeus.
     
​ ​
  • Foto/Photo  
    Javier González Pérez
    Diplomado em Óptica e Optometria pela Universidade de Santiago de Compostela (USC) em 1993, e Master em Gerontologia pela mesma Universidade.
    Doutorou-se em Ciências da Visão pela USC em 2011. É autor de numerosas publicações entre as que destacam 14 capítulos de livros, mais de 45 artigos nacionais e internacionais, e mais de 70 comunicações a congressos nacionais e internacionais. Recebeu vários prémios por diferentes sociedades científicas, o último outorgado pela Sociedad Española de Optometría em 2012. É membro de várias sociedades científicas nacionais (CNOO, SEC) e internacionais (EVER, IACLE). Distinguido como Fellow of IACLE desde 2002. Atualmente é Professor Titular de Optometria e Lentes de Contacto na USC e desenvolve trabalho clínico e investigador no Laboratorio de Superficie Ocular y Lentes de Contacto no âmbito a caracterização da superfície ocular e a adaptação de lentes de contacto.
     
​ ​
  • Foto/Photo  
    Nery Garcia Porta
    Diploma em Óptica e Optometria pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), em 2008, e graduou-se em Óptica e Optometria da Universidade Europeia de Madrid (UEM) em 2015.
    Em 2009 tornou-se o mestre de Optometria Clínica da UEM, o que lhe permitiu realizar uma estadia de seis semanas no Illinois College of Optometry (Chicago, EUA). Em 2015 obteve o Doutoramento em Ciências da Visão pela USC. É investigadora visitante do Clinical and Experimental Optometry Research group (CEORLab) da Universidade do Minho (Braga, Portugal), onde tem trabalhado em questões relacionadas a lentes de contato, especialmente com lentes ortoqueratologia e de substituição frequente. Em 2014, fez uma estadia de investigação de três meses na Universidade de Aston (Birmingham, Reino Unido) onde realizou um projeto de pesquisa em colaboração com grupos de Optometria e Biomateriais, avaliando métodos de recolha da lágrima especialmente o teste de Schirmer. Também trabalhou em projetos de pesquisa clínica financiados por fundos privados. Atualmente, possui mais de 20 contribuições para congressos e mais de 10 artigos de pesquisa e publicações de divulgação científica nacionais e internacionais.
     
​ ​​