• Foto/Photo  ​

    Luís Filipe Meira Machado

    Professor Auxiliar do Departamento de Matemática e Aplicações da Universidade do Minho e investigador do Centro de Matemática (CMAT), no grupo Estatística, Probabilidade Aplicada e Investigação Operacional (SAPOR).  
    Concluiu doutoramento em Estatística pela Universidade de Santiago de Compostela em 2005. Publicou 21 artigos em revistas especializadas. Possui 75 itens de produção técnica entre os quais 8 comunicações por convite em conferências internacionais e 6 bibliotecas para o software estatístico R. Supervisor de 3 alunos de Pós-Doutoramento. Orientou 1 dissertação de doutoramento e 5 de mestrado. Foi investigador principal de um projeto FCT de três anos, e membro de outros projetos financiados. A sua principal área científica é a Análise de Sobrevivência, em particular os Modelos Multiestado, motivada por aplicações às ciências da saúde. 
     
  • Foto/Photo  ​​

    Inês Sousa

    Professora Auxiliar do Departamento de Matemática e Aplicações e investigadora do Centro de Matemática da Universidade do Minho desde 2009.  
    Tem mestrado em Bioestatística e doutoramento em Estatística, ambos da Lancaster University, UK. Entre 2007 e 2008 foi Research Associate de um projeto financiado pelo Medical Research Council, UK. Em 2008 foi Lecturer em Bioestatística da Lancaster University. Foi Diretora do Mestrado em Estatística da Universidade do Minho de 2010 a 2014. As principais áreas científicas de interesse são os Modelos Longitudinais e Modelos Conjuntos de dados Longitudinais e de Sobrevivência em aplicações às ciências biomédicas e psicologia clínica. Orienta/orientou projetos de Doutoramento e teses de mestrado na área da Estatística.  
     
  • Foto/Photo  ​​
    Arminda Manuela Gonçalves
    Arminda Manuela Gonçalves é Professora Auxiliar no Departamento de Matemática e Aplicações da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Matemática, no grupo de Estatística, Probabilidade Aplicada e Investigação Operacional.  
    Concluiu o mestrado em Matemática na Universidade do Minho e o doutoramento em Estatística e Investigação Operacional na Universidade de Lisboa. A sua investigação é desenvolvida na área da Estatística e Aplicações, com ênfase nas aplicações no Ambiente, na Psicologia, na Economia, na Engenharia e nas Ciências da Saúde, sendo autora de mais de meia centena de publicações científicas. Orientou 1 dissertação de doutoramento e 8 de mestrado. Os temas de investigação incluem os modelos lineares e em espaço de estados, a modelação temporal e espacial, a análise estatística multivariada e a modelação matemática.   
     
  • Foto/Photo  ​​
    Susana Faria
    Susana Faria é Professora Auxiliar no Departamento de Matemática e Aplicações da Universidade do Minho.  
    Concluiu o mestrado em Matemática Aplicada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o doutoramento em Ciências de Engenharia na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É autora/coautora de mais de duas dezenas de artigos de investigação publicados em revistas nos domínios da Estatística, Ciências da Vida e da Saúde, Engenharia e Ciências Sociais e Humanas. Orienta/orientou projetos de Doutoramento e teses de mestrado na área da Estatística. Os seus interesses de investigação incluem os modelos de regressão, os modelos de mistura e a modelação matemática.    
     
  • Foto/Photo  ​​
    Raquel Menezes Mota Leite
    Professora Auxiliar e Diretora do Mestrado em Estatística do Departamento de Matemática e Aplicações da Universidade do Minho. Tem doutoramento em Matemática/Estatística pela Universidade de Santiago de Compostela (2005).   
    Desde 1999, a atividade profissional foi desenvolvida em ambiente acadêmico (Universidades Aveiro, Lusíada e Minho). Antes de 1999, a atividade profissional decorreu numa empresa multinacional de alta tecnologia. É investigadora do Centro de Matemática, foi leader do Grupo de Estatística de 2013 a Março 2015. A sua principal área científica é a Estatística Espacial, em particular Geoestatística. Outras áreas de interesse são a estimação não-paramétrica de curvas e modelos espaço-temporais, motivada por aplicações às ciências ambientais. Tem 4 alunos de doutoramento e tem orientado vários alunos de mestrado. Foi investigadora principal de um projeto FCT de três anos, e membro de outros projetos financiados. Publicou mais de 15 artigos em revistas internacionais, tendo recebido mais de 200 citações por parte de outros autores. Em 2014 foi Guest Editor das revistas ISI Biometrical e SERRA. Desde 2015 é Editor da revista Spatial Statistics.